terça-feira, 13 de setembro de 2016

PROPOSTA DE TRABALHO - SEMINÁRIO PPP III / 2016.1


"Quasar1 pulsando loa"2


Conversas sobre a produção de dados em pesquisas científicas
20 se setembro de 2016 (14:30 - 22:30)

Seminário Interdisciplinar de PPP III (2016.1)



Itaberaba
Setembro /2016



JUSTIFICATIVA
Pensar nem consola, nem dá felicidade. Pensar arrasta-se languidamente como uma perversão: pensar repete-se com uma aplicação sobre um teatro; pensar lança-se de um golpe fora do copo de dados. E quando o acaso, o teatro, e a perversão entram em ressonância, então o pensamento é um transe; e então vale a pena pensar. (FOUCAULT, 1997, p. 75-76)


A reflexão - sistemática e rigorosa - é a base para a formação do graduado. Esse pensamento que se precipita no ocaso e faz-se ponte ao inusitado é, ao mesmo tempo, necessário e incômodo. Nele nascem os problemas - fonte do pensamento. Dele nasce o desejo, a prática e o gosto pela pesquisa.
Toda pesquisa nasce de um problema formulado pelo ou para o pesquisador e é dimensionado na medida da miopia ontológica, epistemológica e instrumental de quem a realiza. As ontologias, as epistemologias e os instrumentos da pesquisa científicas são potências de conhecimentos. Não são o conhecimento. Produzem conhecimentos. As potências que produzem os conhecimentos científico são o quase... São quasar3. Potenciam o infinito... Potenciam infinidades. As ontologias, as epistemologias e os instrumentos da pesquisa, como estrelas, permitem conectar com o que está além, guiam a vanguarda.
O seminário 'Quasar pulsando loa' reverencia as possibilidades dos instrumentos para a produção e análise de dados em fazer-se ponte para a construção de conhecimentos na educação.
Aqui os instrumentos são quasi stelars que anunciam os conhecimentos interdisciplinares em produção.
A construção de um espaço para o fomento e otimização da interdisciplinaridade é parte integrante das atividades inerentes ao componente curricular Pesquisa e Prática pedagógica III. Japiassu (2009) na aula inaugural da pós-graduação em filosofia da Universidade de Barra Mansa/UBM afirmou que:
O grande desafio lançado à educação neste início de século é a contradição entre, de um lado, os problemas cada vez mais globais, interdependentes e planetários, do outro, a persistência de um modo de conhecimento privilegiando os saberes fragmentados, parcelados e compartimentados [...] os objetos de pesquisa são tão complexos que só podem ser tratados por uma abordagem interdisciplinar. Não basta mais o simples encontro ou justaposição das disciplinas. Torna-se imprescindível eliminar as fronteiras entre as problemáticas e os modos de expressão para que se instaure uma comunicação fecunda. Por toda parte surge a exigência de se instaurar pelo menos um diálogo ecumênico entre as disciplinas [...] Ao destruir a cegueira do especialista, o conhecimento interdisciplinar recusa o caráter territorial do poder pelo saber [...] O espírito interdisciplinar nos permite tomar consciência de que uma verdade acabada e dogmática impede o exercício cotidiano da liberdade de pensar. (JAPIASSU, 2009)

Eis o desafio e o propósito de PPP, corroborar o diálogo e promover a dissolução das fronteira entre os saberes e os poderes disciplinares; embasar e fomentar a interdisciplinaridade na formação do pedagogo; concretizar o contraditório desafio da educação do século XXI.
No semestre letivo de 2016.1 o componente curricular PPP III, por meio do Seminário 'Quasar pulsando loa' busca operacionalizar a reflexão acerca da produção de dados em pesquisas científicas por meio de 01 conferência e 02 mesas redondas no dia 20 de setembro do ano corrente.

PROPÓSITOS

Realizar um evento científico, no âmbito do componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica III e aberto à participação dos graduandos do DEDC XIII, para refletir sobre os instrumentos para a produção de dados em pesquisas científicas na educação. 

- Realizar um seminário, com carga horária de 08 horas, organizado pelos docentes regularmente matriculados em PPP III / 2016.1;
Fomentar o diálogo entre docentes e discentes do DEDC XIII a respeito dos instrumentos e da produção de dados em pesquisas educacionais; 
- Promover espaço para discussão e aprofundamento do conhecimento sobre técnicas de pesquisa científica
- Oportunizar reflexões transdisciplinares na Graduação em Pedagogia do DEDC XIII.

CARACTERIZAÇÃO DO EVENTO

Tipo de evento: Seminário
Abrângência: local
Periodicidade: Anual 
Setores responsáveis: Colegiado de Pedagogia
 
Coordenação: Dina Maria Rosário dos Santos
OrganizaçãoGraduandos em Pedagogia regularmente matriculados no componente curricular PPP III/2016.1 no DEDC XIII da UNEB.
Público Alvo: Graduandos do DEDC XIII
Modalidades de participação: Ouvinte (Inscrição no evento)
Convidados (Conferencistas, participantes das mesas redondas, mediadores)
ESTRUTURA
O seminário, com carga horária de 08 horas, está organizado em 01 conferência e 02 mesas redondas.
Atividade
Tema
ConferênciaA relação entre o objeto, o objetivo e os instrumentos para a produção de dados em pesquisas científicas
Mesa Redonda ILimites e possibilidade do Grupo Focal, história de vida e análise documental como instrumentos para a produção de dados em pesquisas científicas
Mesa Redonda IILimites e possibilidades do questionário fechado, da entrevista e observação como instrumentos para a produção de dados em pesquisas científicas

Um comentário:

  1. Amanhã e o grande dia... ansiosa e feliz, vai ser lindo.
    Que o conhecimento nós potencialize.

    ResponderExcluir